
É o sonho de gente grande da maioria dos publicitários. Mas como todo sonho profissional, dá umas vaciladas diante da concorrência pela vaga.
Não dá para começar publicitário de agência grande. Antes, você tem que querer ser redator, diretor de arte, atendimento, mídia, ou amigo do peito de redator de agência grande, primo de mídia de agência grande, namoradinho de atendimento de agência grande.
Bem, superada essa primeira crise de identidade, é preciso:
• Um arrebatador portfolio
• Boa experiência
• Libertar-se dos paradigmas
• Um perfil criativo delineado
• Muita transpiração nada linear
• Vontade de ser original sempre
• Transformar-se num devorador de Anuários de Criação
• Ah, um ídolo. Acenda uma vela para Nizan, Washington, Marcelllo Serpa, Alexandre Peralta - aliás, que tem um ótimo livro para iniciantes, excelente, para profissionais.
• Agora o mais essencial: você vai precisar de uma pitada certeira de (como eu já ouvi pessoalmente do próprio Washington): estar na hora certo, no lugar certo.
Aí o bicho pega. Essa é velha, pô. E ainda serve de resposta para toda sorte da vida. Como você acha que um cidadão acerta os 6 números da mega-sena? Como alguém pode encontrar o grande amor da sua vida, tipo as mais belas histórias de amor contadas pelas novelas? Na hora certo, no lugar certo.
É o que esse turbilhão de textos motivacionais (e de autores mil) diz exatamente do mesmo jeito: “Faça acontecer”. E é o que eu vou resumir num dos últimos exemplos que ouvi: em palestra de Duda Mendonça, sujeito imita um galo na platéia e ganha um estágio na Duda na hora. Se ele se tornou publicitário de agência grande eu não sei. Mas a partir daí, abriu as portas para “ticar” todos os tópicos lá de cima.
Aos redatores, diretores de arte, atendimentos, mídias: é preciso estar na hora certa, no lugar certo. Mas também é preciso tirar da cartola qual a hora e o lugar certos. Informação, disposição, paixão e até um curso de imitações podem vir à calhar.
Aos amigos de redator de agência grande, primos de mídia de agência grande, namorados de atendimento de agência grande: é preciso estar na hora certa, no lugar certo. E vocês já têm a faca e o queijo na mão. Resta saber se têm talento.
E se ainda assim você não atingir o Olimpo e se tornar um publicitário de agência grande, ao menos resta o consolo de ser um grande publicitário em uma agência de qualquer tamanho.
Texto tirado daqui.
É que quando você está prestes a se formar, dá um ziriguidum, sabe?!
2 comentários:
aff...
sei o_O
e confio em você.
;)
Não lembro que dia li ele, mas é um bom texto.
beijos.
Postar um comentário