10 de ago. de 2009

pra do meio.


Irmão (irmã) é aquele serzinho que você não escolhe que vá nascer. Ele só vem e ponto.

Um dia, conversando com a Nayana, ouvi que irmão mais velho é tudo a mesma coisa: você quer que o outro assuma as mesmas responsabilidades que você tinha na mesma idade (e que não vai acontecer, já que você entregou tudo - conquistas, liberdade, mudanças de hábito - na maciota pra o segundinho (a) que veio depois); sentindo um misto de ciúme e bem-querer.

Eu tenho de dizer que já tentei pensar em me colocar no lugar, tentar me imaginar como é ser a do meio, tendo a atenção que um dia foi da sua irmã mais velha e que até ontem era sua, indo pra um casal de gêmeos que acaba de chegar. Tentei, mas as brigas não deixaram. Nem meus brincos e bolsas que um dia sumiram, nem as caronas de má vontade que dei, nem a colherada no brigadeiro que me foi negada. Tentei, mas os gritos não deixaram; nem os insultos ou o olhar raivoso.

Nas minhas conversas, sempre ouvi as peripécias dos irmãos dos outros; mas nunca falei das tuas (só dos gêmeos) - por causa daquela mágoa por você ter perdido aquele meu relógio lindo que te emprestei, por você ter gasto todos os meus créditos, etc - por sempre ter um motivo pra não contar.

Lembro do dia que você nasceu, e a mamãe apareceu 2 dias depois com você em um braço e uma Barbie (era meu aniversário) no outro. Chantagem; que eu adorei.
Talvez essa briga toda seja culpa dos astros, que puseram a gente com 48h de diferença, cheias de toda a teimosia que o signo de Leão possui.


Eu odeio. Eu amo.
E ver você fazendo 17 anos e calçando o mesmo tênis que eu usava quando tinah 17, me dá uma agonia. Vontade de viver o tempo por você. Ah, sei lá.
Que a vida te leve ao encontro da segurança, da paz, do sucesso, e, às vezes, do juízo. Que você veja o quanto é bom conseguir as coisas por mérito próprio, o quanto é bom ser generosa, o quanto é bom fazer perdurar as amizades verdadeiras. Que você seja feliz.

Feliz Aniversário, Renata Chata.
=*

3 comentários:

Andre Melo disse...

Vcs não sabem o tempo precioso q estão perdendo não sabendo da vida uma da outra.

E qnd esse tempo não houver mais...

(É clichê, mas é vero!)

andre

leo galvão disse...

eu ia falar tudo que o andré melo já falou.
irmão é parceria pra tudo. pra vida.
e no teu caso, PF, é tipo de mãe já q tu é a mais velha. tem que sobrado.

Ana Clara Jansen disse...

Renata chata, Renata linda.
como irmã mais nova que eu sou, talvez entenda a teimosia, a raiva, o odio.
a vontade de provocar pra ter perto. a vontade de ter a liberdade que o mais velho tem.
como irmã mais nova sei que isso passa.
talvez precise de mudança de vida da mais velha pra são paulo, pra perceber como é grande o amor entre as duas. e talvez perceba que tudo é só uma vontade de não ter longe. brigar pra poder falar, teimar pra poder ouvir o outro...

masoquismo, ne?
mas é verdadeiro.

vai passar, e você se arrepende de todas as birras do passado.

mas passa.

feliz aniversario, renata.
=)